O Sistema Bihonte (Bee-hon-te) Combativos é um grupo composto de sistemas desenvolvidos de artes marciais altamente eficazes que se combinam para formar um sistema único de artes marciais.
Bihonte significa Lei Natural ou Movimento Natural ou Resposta Natural. Combativos é português para Combativos. O sistema Bihonte tem como núcleo cinco (5) sistemas exclusivos de artes marciais, cada um enfocando vários aspectos do combate corpo a corpo. Esses 5 sistemas incluem Mokuraiken Kempo que é enfatizado por golpes rápidos e baixos, Jeet Kune Do (método de kickboxing e Wing Chun de Bruce Lee), ShihKeafma (bastão filipino e artes da lâmina de Kali, Escrima e Arnis), Gracie brasileira Jiu-jitsu / BJJ (especificamente Pedro Sauer Gracie Jujitsu), e treinamento Spartan Self Defensive Concepts (treinamento com arma de fogo combativa).
Não somos uma escola de MMA (Mixed Martial Arts) treinando para o ringue, embora muitas das técnicas e princípios sejam aplicáveis ??ao UFC (Ultimate Fighting Championship) e muitas das pessoas que treinam na academia são ou já competiram no UFC e você vai treinar como um lutador do UFC faria em muitos aspectos, mas com o resultado de ir para casa ao invés de ir para o hospital. Não somos uma escola tradicional de caratê na qual as técnicas de torneio ou de pontuação são enfatizadas, embora desenvolvamos técnica, velocidade, força e destreza atlética. Não somos uma escola tradicional de jujitsu em que torneios ou esportes jujitsu são enfatizados, embora muitos de nossos alunos e instrutores participem de torneios de finalização ou de jujitsu.
Acreditamos que é importante reter os aspectos de luta REAIS das artes marciais, para que não se transformem em um jogo com pouca relação com o sistema de artes marciais que foi originalmente desenvolvido e seu propósito original para fazê-lo. Até o UFC é um jogo (embora muito doloroso se você participar) que foi modificado e mudado ao longo dos anos para permitir um aspecto mais esportivo, como a retirada de cabeçadas e inclusão de rounds cronometrados com juízes que marcam a luta para determinar o vencedor. Em uma luta de rua real não há regras, não há juiz para determinar quem fez o melhor round e não há árbitro para parar a luta.
Mas também acreditamos que ao treinar em um ambiente esportivo ou voltado para o esporte, além de aprender técnicas específicas, você está desenvolvendo atributos atléticos: força, equilíbrio, agilidade, velocidade e raciocínio em situações estressantes (como um parceiro de treinamento tentando o seu melhor para estrangular vocês!). Você ESTÁ desenvolvendo ferramentas excelentes para se defender o mais próximo possível de um cenário de luta real sem realmente estar em uma luta real. Basicamente, é o mais perto que podemos chegar de um combate pessoal, sem realmente estar em um combate pessoal.
O próprio Grande Mestre Hélio Gracie acreditava que a parte mais importante do aprendizado do jiu-jitsu era que um oponente menor e mais fraco pudesse se defender de um atacante maior. O foco está na sobrevivência. Você pode não vencer a luta, mas o objetivo é sobreviver à luta.
Dito isto, somos tradicionais no que diz respeito ao treinamento, autodisciplina, integridade, autocontrole, lealdade, perseverança, paciência, resiliência, espírito de luta, equilíbrio físico e emocional e respeito pelos seus companheiros de treinamento, mas de uma forma não tradicional ou não abordagem clássica ao treinamento. Não reivindicamos ser melhores do que qualquer outra escola de artes marciais ou ginásio lá fora, mas acreditamos que oferecemos uma alternativa viável para o que está sendo ensinado hoje